Monday, January 29, 2007

O que é para mim viver em Macau?

Depende do dia, da hora, e chega a depender do minuto......

Durante nove meses foi uma experiência única nunca questionada, isto é agradecia a “sorte”que estava a ter (ser selecionada para o programa contacto era e foi um sonho). Tentava aproveitar todos os momentos para beber tudo! E bebi....viajei, trabalhei, aprendi, convivi, e fundamentalmente fiquei-me a conhecer melhor.
No final os sentimentos de nostalgia associados ao facto da experiência estar a acabar,da dura realidade que em Portugal não esta fácil para um jovem, o prolongar de uma experiência única (das melhores da minha vida), o dinheiro (sim...dizia que não era importante para mim mas quando pensei que já não iria entrar aquela quantida todos os meses fez-me pensar duas vezes), os chineses, a comida, as viagens, e uma proposta de trabalho adequada ao momento fizeram-me prelongar por mais um ano. Intrecalei a minha vinda para cá com umas viagens e com uma ida a Prtugal.
A minha amiga Raquel (como irmã para mim) veio-me visitar. Viajou pela Ásia tal como tinha prometido. Obrigada e és qualquer coisa de muito especial;) E a Zé que me aturou, sim!! porque para o final as saudades de simplesmente fazer aquelas pequenas coisas normais em Portugal, como ir lanchar à beira mar, estar com os meus cães, beijinho matinal à minha mae, eram enormes e não parava de falar nisso!!
Tive um mês em Portugal para matar saudades......fiz tudo, estive com todos, e a tranquilada de estar entre os que me conhecem e gostam de mim era uma felicidade!! Era acordar com os meus cães aos meus pés,o almoco com a Sof, o tocar à campanhia do Nandito para conversarmos à hora de almoco da vida, ir a casa da Guida conversar, jantar em casa do casal mais romântico – Ana e Pedro, etc.....
Voltei a Macau. Foi confuso.....fiquei logo nervosa quando mal aterrei e senti logo aquela mania estúpida de se empurrarem uns aos outros(o instinto de sobrevivência chinoca), o arrotar e os milhões pelas ruas e em todas as ruas (não há grandes sítios calmos e sossegados). Sem grande paciência lá entrei na rotina de Macau. A procura de casa não foi.....nem se quer vi uma!! Uns portugueses vao para fora por 6 meses e eu e o Oscar vamos subalugar a casa. A casa é linda!! É central e tem tudo!! É televisão ecra plano, é microondas, é máquina de fazer pão, e o melhor é a cadela. Sim alugamos uma casa com cão, é a Luna. Um galgo bonito e muito bem-disposta. Assim já tenho companhia....Macau consegue ser solitário...

Depende do dia, da hora, e chega a depender do minuto......

5 comments:

Butterfly said...

olá, pelo que percebi ainda esta a viver em macau. Bem a mim convidaram.me para ir trabalhar para la...
como é viver ai?
as coisas sao muito caras?

Miss Hepburn said...

Agora estou a morar em macau, como estudante mas a partir de setembro vou trabalhar ca durante pelo menos um ano. e dificil alugar casa? conheces alguem que alugue?
ju

Kiki Costa said...

Olá!

Gostaria de saber se me podes ajudar.. como posso ir trabalhar para Macau? Onde posso encontrar ofertas de emprego? Obrigada!

Ana

Kiki Costa said...

Olá!

Gostaria de saber se me podes ajudar.. como posso ir trabalhar para Macau? Onde posso encontrar ofertas de emprego? Obrigada!

Ana

Unknown said...

Boa noite Ana, sou professora do 1º ciclo (primária) e recebi uma proposta de trabalho para uma escola em Macau. Gostaria de saber, em média por mês, qual a quantia que se gasta em alojamento, transportes, alimentação, seguro de saúde, etc.), pois a escola não oferece nada. Obrigada.