Friday, January 04, 2008

India

Isto promete ser um post diferente porque realmente a India é qualquer coisa de inacreditável. Daqueles posts que vai evoluíndo, isto é, um dia falar do percurso, outro das experiências, e outro do que efectivamente me marcou.

O melhor slogan é sem dúvida: Incredible India!....concordo plenamente com esta expressão.
Marca qualquer pessoa....não se fica indiferente....

Após mil e uma comunicações/confusões a família (eu, mãmã, irmã e Márcio) lá se juntou em Delhi para iniciar a viagem pelo Rajastão. O Rajastão é uma provínicia no Norte da Índia que em tempos foi "governada" pelos Majares. Os Majares correspondem a Reis locais da cidade. Estas cidades passaram a ser as principais do Rajastão (espero não estar a comentar um grande gafe nesta hirtória muitoooo resumida do que me ficou sobre o Rajastão). Eles construíam fortes/castelos onde viviam e se protegiam das invações. Monumentos espectaculares, no entanto o resto da população dessas cidades não vivam nas mesmas condições...para uns terem tudo outros não tinham nada, daí o Rajastão ser umas das zonas mais pobres da Índia.

Inicialmente para fazer o percurso pensamos em apanhar comboios, camionetas, no entanto tudo que liamos e nos diziam é que era bastante díficil, mas claro que nós achavamos que era possível....efectivamente depois desistimos e alugamos um carro com motorista, e ainda bem! Agora para mim era impensável fazer aquele percurso nos transportes locais, para além de demorarem uma eternidade ia custar....muito...pois vemos o que não queros ver/saber.....
Tivemos sorte com o carro e o motorista. Foi tudo organizado através de trocas de emails e mais tarde telefonemas.

Aterrei com 1h30 de atraso no aeroporto de Delhi. Talvez o facto do aeroporto estar em obras também não ajudou, contudo nunca vi tanta "confusão" (na Índia não é confusão no conceito que estamos habituados....pode-se dizer que é a confusão indiana...todos os adjectivos tem um peso e significado diferentes quando usados para descrever a Índia). A minha mãe andava meia perdida à minha procura, pois também eles se tinham atrasado para me irem buscar ao aeroporto. A verdade é que o trânsito consegue ser caótico e uma viagem de 20 minutos numa hora morta consegue multiplicar-se em mil minutos na hora de ponta. Perguntei logo pela a minha irmã.....a resposta da minha mãe: tem que se pagar para entrar no aeroporto então ficou lá fora...pagar?! Sim....eles são muitos e tem que se limitar as coisas;)

A zona do hotel era qualquer coisa de dia e de noite. Parecia uma zona de guerra (pensava eu que era só ali naquela zona....mas toda a Índia é assim). Passo a descrever: imaginem muito frio (à noite ficava aqueles frios de rachar, de montanha) e pessoas a fazerem fogeiras ao lado das estradas para se aquecerem....agora que penso são milhares as coisas que adoria contar...são os hotel, é o motorista (o grande Asok!), são os restaurantes, as pessoas, os monumentos, as aventuras, os mal entendidos.....conclusão: para não ser um post aborrecido vou optar por colocar fotos com pequenas descrições. Fotos variadas no link das viagens que se encontra no lado direito do blog.

2 comments:

said...

post aborrecido?!?! vives em que mundo... aborrecidas são as nossas viditas!!!! conta mais... deixa-me viajar contigo...

Arquivirtual, Lda. said...

Olá Lu, andava aki à procura de pesoas k estejam em Macau e fui dar c o teu blogg e muito a propósito (já vais perceber porquê!!!).
Ando a roer uma ideia, ou tlvz um disparate....sair d Portugal e ir kem sabe p Macau?!?!?! por enquanto só uma ideia, muitas dúvidas, um desejo, e um sabe-se lá.
O "a propósito" tem a ver c o facto de seres engª é k assim as minhas questões ficam mais pertinentes: sou arquitolas daquelas k degeneraram e foram aprender mais qq coisa p o IST.
Então cá vai a primeira grande questão, há aí trabalho p arqºs com 16 anos de experiência em projectos de arquitectura e obra e 11 anos de projecto de acústica, segurança contra incêndios, e outros ??????
Para kem está em Macau pode parecer uma estupidez, mas isto está cada vez mais pequeno (ñ é em m2 é no resto).
By.