Tuesday, February 27, 2007

Caso para dizer.....viva o PORCO!

E já estamos no ano do PORCO. O ano novo Chinês é uma tradição adorada loucamente por todos os chineses. Na semana de férias vão visitar os familiares, fazem reuniões em família, e vão jogar aos casinos. O último ponto significou uma loucura de pessoas a passear pelas ruas de Macau. É praticamente impossível apanhar um taxi, andar pelas ruas, encontrar um restaurante com lugares, ou seja esta festividade não me agradou lá muito.....o fogo de artifício era diário, no entanto para o fraco. Eles criaram zonas específicas para os chineses lançarem os seu foguetes visto noutros anos ter havido muitos incidentes infelizes. Durante todo o dia, mesmo à noite, é constante ouvirmos peichões (bombas de carnaval) a explodirem. Pregam-me cada susto....vou pela rua descansada da vida e ouço dois berros quando olho para cima é um homemzinho que “saca” de uma cana de pesca e na extermidade tem uma fiada de peichões e lá vem o barulho.....e depois começa a chuva de papeis das bombas para a rua. São supertições, mais uma da palópia de tradições dos chineses. Eu sou do ano do macaco e este ano, o ano do porco, eles acreditam que vai ser bom para mim....olha se eles diziam que não ia ser bom...acho que nem saberia como passar este ano;)
Recebi laisis (envelope vermelho com dinheiro lá dentro que os casados oferecem aos solteiros)....é de rir....há portugueses que lá andam com um envelope vermelho na carteira para se receberem também terem para dar. Mas como sou solteira não me tenho que preocupar. A única situação que teria que dar seria à empregada e ao porteiro, só que como ainda não estou na “minha”casa não tenho que me preocupar....no entanto eu gostava de dar...só para participar;)
Tinha a noção que a cultura chinese era muito diferente da nossa, mas mesmo assim apenas agora que vivo cá é que me apercebo que o “gap” cultural é enorme.
Hoje queimaram peichões à porta do local de trabalho e de seguida fomos, os trabalhadores do laboratório, almoçar ao hotel lisboa a típica refeição do sul da China, o yam cha (significa tomar chá). Recebi o laisi do chefe e Kung Hei Fat Choises para todos!
Ano Novo chinês na praça do leal senado

2 comments:

ngai lam mei said...

Penso que se diz: Panchões...

ligia said...

olhó pinto!!! :)))