Wednesday, January 31, 2007

SÚBITA DEDICAÇÃO

Devem estar a estranhar uma “dedicação” tão repentina ao blog. Tem uma razão de ser: durante o estágio o meu horário de trabalho era pesado e o pouco tempo que tinha livre usava-o para aproveitar ao máximo Macau; agora mudou! saio normalmente às 6 horas e faço tudo e mais alguma coisa. Passear, comprar, ler, ouvir música, cozinhar, conviver, apreciar Macau. Há tempo para tudo nomeadamente escrever no blog e assim partilhar esta experiência única na minha vida. Espero que agora com este tempo todo não crie um blog vulgar e desinteressante....se estiver por favor avisem;) Vou tentar contar aventuras e desventuras, principalmente aquelas que só acontecem na China e que tanto nos fazem rir.
Deixo aqui algumas fotos, já tiradas à algum tempo, que estam em falta para com aqueles que me perguntam como é viver em Macau/China/Ásia?


Como é que uma família se desloca?

Há lugares na carrinha no tejadilo!

E assim se transportam biclas!


Reparem na carteira autocarro da noka;)....claro que a Marta tirou uma foto, pois usar um pópó como carteira é lindo!!
Comida boa;)

Tuesday, January 30, 2007

O Ano do Desporto….assim espero

Depois de uns anos de pausa, trabalho e estudos não permitiam, estou de volta!!

Ontem tive a minha primeira aula de tenis....que bom!!Bater com força na bola e ao mesmo com a técnica correcta é o que procuro. A raquete é nova e as tilhas tb (as tilhas são top, no entanto considero-as muito pesadas....espero-me habituar;)).

Vou jogar futebol também!

Quem me conhece desde pequenina sabe que adoro jogar futebol com amigos. Não é vulgar numa rapariga, mas não sei porque gosto de jogar e já sinto falta.

Este desporto, que tantos anos pratiquei, tem o incoveniente de ser impossível de se praticar em Macau.....mas que saudades que tenho de andar a galope e dar uns saltos (quem dá os saltos é o cavalo;) eu vou na onda). Os melhores anos foram quando acordava ao sabado de manhã para ir andar a cavalo.

Bicicleta.....tenho por hábito ir andar de bicicleta com amigos.

Descobrimos que é um deporto giro e com a particulariedade de puderes ir a falar enquanto pedalas.

Vou ver se partico aqui em Macau....trilhos de coloane me esperam!!

Bodyboard também já fiz e de momento também me passa pela cabeça visto ter um “amigo” que é apaixonado pelo mar....já não faço à alguns anos e recordo-me que envolvia muita determinação e força de vontade. O mar é frio e por vezes as ondas demasiado agressivas, contudo estou sempre pronta para um desafio! Agora onde praticar...talvez filipinas?!


Snowboard.....este é o desporto que andava a tentar aprender ao máximo. “Doi-me” saber que pessoal vai agora para a neve e eu não. A minha mãe diz que eu quero sempre fazer tudo, que construo um castelo de ovos e depois basta um falhar e cai tudo....sou assim...que parece que o mundo está a acabar e que tenho que fazer tudo....sou assim....

Karts....gostei da foto e como andava quando era criança (o meu pai gostava de me levar a andar todos os domingos)......e como já andei em Macau (uma seca porque não andam nada)....decidi colocar esta foto;)
Beijinho especial para a minha personal traineer (Sof...obrigada pela reposição de forma após meses de desgraça em Erasmus), companheira de squash/bicicleta (Raquel), companheiros de football/body/snowboard/bicicleta/tenis/karts (Jota, Bix, João Carlos, Courts, Tina, Pedro, Guida, Lois, Moura,....),etc

Monday, January 29, 2007

O que ando a fazer?

Depois de dois anos de projecto na empresa/família GOP e mais um ano na empresa Profabril mudei de área. Não uma mudança radical, isto é não fui para obra, mas deixei de usar a máquina de calcular (está aqui na gaveta à espera de pilhas para ser utilizada e cheira-me que ainda vai esperar uns tempos). Estou no LECM – Laboratório de Engenharia Civil de Macau – no departamento de engenharia civil sob a orientação do Eng. Metello. O desafio é neste ano trabalhar na reformulação do regulamento de Macau no que respeita as acções sísmicas e do vento, entre outros trabalhos.
Aqui vai uma foto da minha ida à Universidade de Hong Kong ver o túnel de vento de Macau. Eles são nossos consultores visto “dominarem” o vento.

O que é para mim viver em Macau?

Depende do dia, da hora, e chega a depender do minuto......

Durante nove meses foi uma experiência única nunca questionada, isto é agradecia a “sorte”que estava a ter (ser selecionada para o programa contacto era e foi um sonho). Tentava aproveitar todos os momentos para beber tudo! E bebi....viajei, trabalhei, aprendi, convivi, e fundamentalmente fiquei-me a conhecer melhor.
No final os sentimentos de nostalgia associados ao facto da experiência estar a acabar,da dura realidade que em Portugal não esta fácil para um jovem, o prolongar de uma experiência única (das melhores da minha vida), o dinheiro (sim...dizia que não era importante para mim mas quando pensei que já não iria entrar aquela quantida todos os meses fez-me pensar duas vezes), os chineses, a comida, as viagens, e uma proposta de trabalho adequada ao momento fizeram-me prelongar por mais um ano. Intrecalei a minha vinda para cá com umas viagens e com uma ida a Prtugal.
A minha amiga Raquel (como irmã para mim) veio-me visitar. Viajou pela Ásia tal como tinha prometido. Obrigada e és qualquer coisa de muito especial;) E a Zé que me aturou, sim!! porque para o final as saudades de simplesmente fazer aquelas pequenas coisas normais em Portugal, como ir lanchar à beira mar, estar com os meus cães, beijinho matinal à minha mae, eram enormes e não parava de falar nisso!!
Tive um mês em Portugal para matar saudades......fiz tudo, estive com todos, e a tranquilada de estar entre os que me conhecem e gostam de mim era uma felicidade!! Era acordar com os meus cães aos meus pés,o almoco com a Sof, o tocar à campanhia do Nandito para conversarmos à hora de almoco da vida, ir a casa da Guida conversar, jantar em casa do casal mais romântico – Ana e Pedro, etc.....
Voltei a Macau. Foi confuso.....fiquei logo nervosa quando mal aterrei e senti logo aquela mania estúpida de se empurrarem uns aos outros(o instinto de sobrevivência chinoca), o arrotar e os milhões pelas ruas e em todas as ruas (não há grandes sítios calmos e sossegados). Sem grande paciência lá entrei na rotina de Macau. A procura de casa não foi.....nem se quer vi uma!! Uns portugueses vao para fora por 6 meses e eu e o Oscar vamos subalugar a casa. A casa é linda!! É central e tem tudo!! É televisão ecra plano, é microondas, é máquina de fazer pão, e o melhor é a cadela. Sim alugamos uma casa com cão, é a Luna. Um galgo bonito e muito bem-disposta. Assim já tenho companhia....Macau consegue ser solitário...

Depende do dia, da hora, e chega a depender do minuto......

Em Portugal um mês...Regresso a Macau


Regresso a Portugal....Natal em casa!

(Escrevi este texto no aeroporto de Londres após ter perdido o avião e ter tido que esperar 4 horas pelo próximo.)

A experiência do contacto acabou. Parece que foi no outro dia que estava no jantar/ gala e ouvi a palavra Macau como o meu destino para o ano 2006. Não fiquei convencida, mas rapidamente percebi que era um destino com muito potencial….a principal “vantagem” seria conhecer uma cultura diferente (tudo menos ficar num país da Europa era o que dizia) e viajar pela ASIA! Lá comecei a delinear as minhas metas…viajar…viajar….viajar…..e entre este tão atarefado calendário um bocado de trabalhar;)
Apesar de terem só sido 9 meses foram de completa roleta louca de sentimentos: alegria, solidão, saudade, amizade, paixão, rotina, etc….é isto que faz a experiência única….fiquei-me a conhecer melhor;).

Agora de volta a Portugal enfrento esta sensação de alegria e de muita emoção (não é que chorei num filme de acção que passava no avião, numa daquelas cenas balelas de amor….meu deus!! Preciso mesmo de ver caras conhecidas….das minhas raízes.

Em princípio vou trabalhar mais um ano em Macau. A balança do fico ou vou estava muito equilibrada….uns dias tendia para regressar, outros para ficar mais uns tempos….a decisão surgiu baseada numa oportunidade de emprego muito aliciante. Vou fazer algo de novo sem me afastar do que já vinha a fazer, isto é espero que me ajude a avaliar/descobrir o que gosto mesmo de fazer/trabalhar.
A frase escrita parece-me feia, mas é o que costumo dizer: Aguento mais um ano…..e a minha amiga Patrícia acrescenta: ainda nos falta conhecer muitos sítios…Nepal, Tibete, Japão, Nova Zelândia, Índia…. Ou seja o blog vai continuar em força! E agora que estou a colocar este post que já o tinha escrito à muito tempo acrescento (para meter nojo): Ano Novo Chinês vamos para as Filipinas!!! (Praia, mergulho, cavalos, mota a 4, e amigos.....vamos os que nos damos melhor em Macau...garantido umas férias únicas!!)

OBRIGADA PELA RECEPÇÃO SUPRESA NO AEROPORTO ...AMIGOS!!!!